POSTAGENS

Você precisa conhecer o seu CNIS – Extrato do INSS

O que é CNIS e para que serve?

Esse documento chamado de CNIS basicamente é um extrato de todos os seus vínculos de empregos e contribuições pagas ao INSS durante toda sua vida.

Quando for buscar qualquer benefício do INSS, é nesse CNIS que o INSS vai se basear para pagar você.

O CNIS serve como prova quase absoluta, o que está ali o INSS não pode contestar. Então, por exemplo, se você não tiver a carteira de trabalho de um determinado período, mas este período está lá no CNIS, você não terá necessidade de apresentar a carteira de trabalho para comprovar, pois como está no CNIS é considerado como prova.

 Sabia como consultar o seu CNIS

Para conseguir o CNIS você deverá ter acesso ao MEU INSS, que é o portal oficial do INSS.
Caso você não tenha a senha de acesso do MEU INSS, temos um passo a passo aqui no nosso site de como criar ou recuperar sua senha.

Como criar ou recuperar sua senha do MEU INSS ou GOV.BR  

Outra alternativa é buscar isso direto no seu banco, através dos app ou no caixa eletrônico.

Caso não consegui em nenhuma dessas formas, resta somente a opção de ligar no 135 do INSS e solicitar o CNIS.

Como é um CNIS?

CNIS nada mais é que um extrato, que é gerado no formato de PDF.

Se você estiver no celular, o CNIS aparecerá direto na sua tela, mas se for no computador, terá que baixa o arquivo em PDF.

Veja abaixo como é um CNIS:

 

2 Dicas muito importantes sobre o CNIS

1 – Olhar os Indicadores da última coluna do seu CNIS:
Indicadores mostram se existem alguma irregularidade que você deve acertar período indicado.

Fique ligado principalmente se estiver aparecendo os indicadores PEXT e PREC-MENO-RMIN. Estes indicadores geralmente significa que o período não será computado para qualquer benefício do INSS até que seja corrigido.

2 – Mantenha seu CNIS atualizado:
É muito comum as pessoas perderem documentos como holerites, carteira de trabalho, PPP, etc… Por tal motivo é importante que você mantenha essas informações atualizadas no CNIS, afinal de contas, se estiver no CNIS as informações, não será mais necessário apresentar os documentos novamente no futuro.

Então confira se os dados do CNIS estão corretos e atualize eles. Basta fazer isto diretamente pelo portal do MEU INSS ou ligando no 135 do INSS.

Também é recomendado que você estas atualizações através de um planejamento de aposentadoria, principalmente se você estiver com uma idade entre 45 e 60 anos de idade, pois o advogado poderá deixar seu CNIS redondinho e dar uma direcionamento melhor pra você conseguir a melhor aposentadoria gastando pouco.

Como funciona um planejamento de aposentadoria?

 

Conclusão

Você pôde notar nesta postagem o quão importante é o CNIS e se manter atualizado do que se passa por dentro dele.

Por este motivo no nosso escritório fazemos constantemente planejamentos de aposentadorias para regularizar todo o CNIS e planejar a melhor aposentadoria possível gastando pouco.

Daqui pra frente, fique ligado e acompanhe mensalmente seu CNIS para ver se tudo anda certinho, principalmente você que é empregado.

VEJA OUTROS POSTS ABAIXO

× Falar com Advogado